O sistema construtivo Concreto-PVC nasceu da união de dois dos mais importantes materiais utilizados na construção civil, o Concreto e o PVC, sendo um composto de encaixes, muitas vezes pré-moldados. O sistema de PVC aplicado nas obras de construção civil estão apresentando alto desempenho por sua estanqueidade, fácil limpeza, resistência mecânica e química e elevada durabilidade e a eficiência comprovada do concreto e suas constantes melhorias técnicas. O sistema foi desenvolvido no Canadá, está presente no Brasil desde 2002, sendo a primeira obra construída em 1998. O primeiro fabricante se estabeleceu no MERCOSUL, por sua montagem fácil o sistema é muito utilizado e ao chegar ao Brasil logo após a primeira construção em 1998, esse material teve uma utilização explosiva, por apresentar uma maneira inovadora de projetar e construir.
Esse material em comparação com alvenaria estrutural e o concreto armado com alvenaria cerâmica, chega a ter ótimos resultados, entre eles apresentando a existência de um a boa isolação acústica e térmico, uma sustentabilidade elevada, tornando a obra mais limpa e em termos de economia de tempo, o concreto PVC apresenta uma diminuição explosiva no prazo de entrega, sendo entregue em até três dias, dependendo da equipe utilizada, ao mesmo tempo uma casa normal demoraria cerca de um mês (MANDEL; BAHIENSE; BERTOLDO, 2016).

O consumo de água para a construção de 100 casas com o sistema convencional é de aproximadamente 690 mil litros, o que é suficiente para um dia de consumo de quase 4 mil habitantes. No sistema Concreto PVC temos uma redução comprovada de até 70% neste consumo, o que para o Meio-Ambiente, é realmente satisfatório.

O PVC é um ótimo isolante térmico e acústico. As paredes já vêm com um padrão de acabamento que dispensa pintura, mas o proprietário pode optar por aplicação de revestimentos, grafiato, texturas, papel de parede, reboco, drywall, massa corrida, gesso acartonado, pintura ou cerâmica. A aparência é semelhante à das paredes convencionais. Na cobertura, aceita-se qualquer tipo de estrutura: madeira, alumínio ou aço galvanizado.
O sistema construtivo Concreto PVC também permite que seja feita ampliação da construção depois de pronta e aceita muito bem interfaces com alvenaria estrutural, por exemplo.